A semana do “santo bacalhau”

saopedroNasci num dia de Páscoa e minha mãe quis me batizar de “Pasqualino”. Felizmente minha madrinha interceptou o passe e forçou meu nome repetindo o de meu pai e de meu bisavô: Felix . Mas os anos não me afastaram da semana tão marcante do ano. Aqui no Brasil, temos um ritual com presença obrigatória. A família-chiclete, no bom sentindo, junta-se em torno do bacalhau na Sexta-Feira Santa e do churrasco no domingo de Páscoa, junto com os chocolates para as crianças, adultos e médios.

Ultimamente, o “evento” tem por cenário São Pedro, entre minha casa e a de meus sogros, cidade que fica a 180 km de São Paulo. A região é um lugar ideal para descansar, com calor, sol, cavalos, cachoeiras e rios para desfrutar. Para quem gosta de lojinhas, São Pedro oferece uma variedade enorme de artigos têxteis, que os moradores vendem com bom humor e cordialidade.

CADEG - Barsa - Bacalhau Rei 4  BaixaMas toda essa geografia, na Páscoa, perde para a “vedete”. O bacalhau que minha sogra Maria faz, tendo como ajudante a vizinha, dona Fanta. Trata-se, segundo a formula clássica, de camadas de batatas mescladas com ovos, tomates, pimentões, cebolas e azeitonas verdes. Tudo cortado em fatias finas.

O peixe previamente dessalgado e fervido vai se intercalando nesse “prédio” de gula, que no final é regado com um copo de azeite de oliva e um copo de leite.

O cozimento é no fogão (não no forno). O segredo? Nem sei. Só posso afirmar que uma vez servido, não há mais lugar para conversas. A luta é para que dure até dia seguinte, quando o Sábado transforma-se numa sexta, com o Bacalhau-Maria e vinho branco.

Felix“Dediquei minha vida ao jornalismo de celebridades, mas com o tempo percebi que ‘célebre’ também pode ser uma delícia num prato ou num copo, e, assim como os famosos, os comes e bebes têm história, presente e futuro. Então, por que não escrever sobre eles no decorrer das minhas viagens por este planeta tão saboroso?”

Felix Fassone

  • Marilda

    Família é tudo de bom. Todo ano é a mesma coisa. Ainda bem!