Encontrei a professora de inglês ideal. Seu nome é Sophie, uma francesa nascida em Lyon que optou por uma vida de viagens e aventura. Atualmente ela vive na Indonésia e nossas aulas acontecem com um delay de 7 horas. Quando eu digo boa noite, ela responde bom dia.
Sophie desenvolveu um método eficiente e infalível pra me motivar a estudar cada vez mais. Desde que descobriu minha paixão pela gastronomia, nossas conversas são marcadas por assuntos relacionados a comida, viagens, história e até assuntos ligados a meditação, filosofia e espiritismo. Ela é genial!
Na semana passada Sophie me falou sobre o biscoito ANZAC, uma tradição australiana. Conversamos sobre a história do famoso cookie, discutimos a receita e até algumas variações permitidas.
Neste sábado preguiçoso de feriado, decidi dar uma incrementada no chazinho da tarde e testei a receita do ANZAC. Delicioso e natural!
[yumprint-recipe id=’23’]
A historia do biscoitoANZAC são as iniciais de Australian and New Zealand Army Corps. A origem do docinho remete à participação dos australianos na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Naquele tempo, as esposas, mães e namoradas dos soldados eram muito preocupadas com o valor nutricional do alimento oferecido aos seus homens. Enviar comida para os homens que estavam lutando era algo muito complicado, pois o transporte era feito em navios da Marinha Mercante que demoravam para chegar ao seu destino e não eram equipados com instalações frigoríficas. Por conta disso, qualquer comida enviada precisava ser bastante resistente ao calor e aguentar pelo menos dois meses até ser consumida.
Foi ai que as dedicadas esposas e namoradas dos soldados decidiram criar um biscoito com todos os valores nutricionais possíveis. A base era uma receita tradicional escocesa feita com flocos de aveia, ingrediente muito usado para fazer um mingau pesado que ajudava a contrabalançar o clima extremamente frio do país.
Os ingredientes escolhidos para o biscoito foram flocos de aveia, açúcar, farinha de trigo, coco ralado, manteiga, melado, bicarbonato de sódio e água quente, todos muito resistentes.
Inicialmente os docinho era chamado de Biscoitos dos soldados, mas depois foram batizados como ANZAC.
Esse biscoito é tão adorado na Austrália, que todo dia 25 de abril é feriado nacional em sua homenagem.
O nome Anzac é protegido pela lei australiana e não pode ser usado comercialmente sem a permissão do Ministério que cuida dos veteranos da guerra. Em 2008 a rede de lanchonetes Subway tentou vender o biscoitinho e foi obrigada a retirar o produto de seu cardápio pois o mesmo não seguia a sua receita original.