ANZAC, o biscoito que alimentava os soldados durante a guerra

Receita de biscoito ANZACEncontrei a professora de inglês ideal. Seu nome é Sophie, uma francesa nascida em Lyon que optou por uma vida de viagens e aventura. Atualmente ela vive na Indonésia e nossas aulas acontecem com um delay de 7 horas. Quando eu digo boa noite, ela responde bom dia.

Sophie desenvolveu um método eficiente e infalível pra me motivar a estudar cada vez mais. Desde que descobriu minha paixão pela gastronomia, nossas conversas são marcadas por assuntos relacionados a comida, viagens, história e até assuntos ligados a meditação, filosofia e espiritismo. Ela é genial!

Na semana passada Sophie me falou sobre o biscoito ANZAC, uma tradição australiana. Conversamos sobre a história do famoso cookie, discutimos a receita e até algumas variações permitidas.

Neste sábado preguiçoso de feriado, decidi dar uma incrementada no chazinho da tarde e testei a receita do ANZAC. Delicioso e natural!

Biscoito ANZAC
Serves 16
Avalie este Receita
Imprimir
Tempo Total
25 min
Tempo Total
25 min
Ingredientes
  1. 150g de farinha de trigo (eu usei integral)
  2. 90g de aveia em flocos (ver Notas)
  3. 85g coco ralado
  4. 100g de açúcar mascavo
  5. 55g de açúcar refinado (eu usei açúcar demerara)
  6. 125g de manteiga sem sal
  7. 2 colheres de sopa de Golden syrup ou melaço de cana (eu usei Maple syrup)
  8. 2 colheres de sopa de água quente
  9. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Instruções
  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Separe uma assadeira e forre com papel manteiga ou um silpat (folha de silicone antiaderente)
  3. Misture a farinha, a aveia, coco e açúcar combinados em uma tigela grande.
  4. Coloque a manteiga, o Golden syrup (ou melaço) em uma panela e deixe em fogo baixo até a manteiga derreter.
  5. Dissolva o bicarbonato de sódio na água quente e misture com a manteiga e o Golden syrup (melaço).
  6. Misture esse composto de manteiga, melaço e bicarbonato com os demais ingredientes, e mexa ate se transformar em uma massa bem misturada.
  7. Faça bolinhas pequenas (do tamanho de uma bolinha de queijo). Pressione as bolinhas com uma espátula ou com a palma da mão, moldando como biscoitos com cerca de 1 cm de espessura.
  8. Coloque seus biscoitos na forma devidamente forrada. Asse por 15 minutos, ou até ficarem dourados, em forno previamente aquecido a 180ºC.
  9. Guarde em uma lata ou pote hermeticamente fechado.
  10. Certifique-se de comprar flocos de aveia. Se você usar aveia instantânea, a mistura vai se espalhar muito e seus biscoitos ficarão deformados e unidos uns aos outros.
Anotações
  1. Você pode fazer seus biscoitos com três texturas diferentes:
  2. Macios e com textura de borracha (Soft and chewy): Não use o açúcar mascavo e aumente o açúcar refinado para 155g.
  3. Escuro e crocante (Dark and crunchy): Não use o açúcar refinado e aumente o açúcar mascavo para 155g. Asse por 18 minutos.
  4. Finas e crocantes (Thin and crispy): Não use o açúcar refinado e aumente o açúcar mascavo para 200g. Reduzir a farinha para 115 g.
Vamos Falar de Comida! http://vamosfalardecomida.com.br/
2

Agradecimento: Atelier Hideko Honma

A historia do biscoitoANZAC são as iniciais de Australian and New Zealand Army Corps. A origem do docinho remete à participação dos australianos na Primeira e Segunda Guerra Mundial. Naquele tempo, as esposas, mães e namoradas dos soldados eram muito preocupadas com o valor nutricional do alimento oferecido aos seus homens. Enviar comida para os homens que estavam lutando era algo muito complicado, pois o transporte era feito em navios da Marinha Mercante que demoravam para chegar ao seu destino e não eram equipados com instalações frigoríficas. Por conta disso, qualquer comida enviada precisava ser bastante resistente ao calor e aguentar pelo menos dois meses até ser consumida.

Foi ai que as dedicadas esposas e namoradas dos soldados decidiram criar um biscoito com todos os valores nutricionais possíveis. A base era uma receita tradicional escocesa feita com flocos de aveia, ingrediente muito usado para fazer um mingau pesado que ajudava a contrabalançar o clima extremamente frio do país.

Os ingredientes escolhidos para o biscoito foram ​​flocos de aveia, açúcar, farinha de trigo, coco ralado, manteiga, melado, bicarbonato de sódio e água quente, todos muito resistentes.

Inicialmente os docinho era chamado de Biscoitos dos soldados, mas depois foram batizados como ANZAC.

Esse biscoito é tão adorado na Austrália, que todo dia 25 de abril é feriado nacional em sua homenagem.

O nome Anzac é protegido pela lei australiana e não pode ser usado comercialmente sem a permissão do Ministério que cuida dos veteranos da guerra. Em 2008 a rede de lanchonetes Subway tentou vender o biscoitinho e foi obrigada a retirar o produto de seu cardápio pois o mesmo não seguia a sua receita original.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comments

comments