Brazilian Street Feasts: Andy Bates mostra as comidas de rua do Brasil na TV

De vendedor de bolinhos no mercadão à chef celebridade, o chef britânico viaja pelo
mundo para falar sobre gastronomia e cultura

Consagrado como um dos mais expressivos e entusiasmados nomes da gastronomia britânica, Andy Bates estreia seu programa no Brasil, com direito a temporada dedicada à comida de rua preparada pelos quatro cantos do país. Em sua aventura tupiniquim, ele abraça nosso país e comprova que nossa comida de rua é tão variada como nossa cultura.

Estreia em 16 de junho, no canal pago Food Network, Andy Bates Brazilian Street Feasts, gravado nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. A série mostra o jovem chef convivendo com o povo dos lugares e provando os sabores da gastronomia de rua brasileira.

Provando os sabores do Rio, Bahia e Amazonas

Brazilian Street Feasts: Andy Bates mostra as comidas de rua do Brasil na TV

Brazilian Street Feasts: Andy Bates mostra as comidas de rua do Brasil na TV

No episódio de estreia o chef desembarca no Rio de Janeiro e mostra especialidades da cidade como um sanduíche de carne, o primeiro hambúrguer vegetariano da cidade e até um lanche típico do Oriente Médio. Inspirado nas especialidades verde e amarelo, ele fecha o episódio preparando uma costela de cordeiro com crosta de chimichurri, e fazendo sua releitura para a tradicional esfiha.

Em 23 de junho o programa é dedicado à Salvador, na Bahia, onde Andy Bates passou sua temporada dividido entre o futebol e comida de rua. Pra começar um churrasco antes do jogo, depois um hambúrguer incrível e ainda um belo prato de camarões grelhados. Na hora de ir pra cozinha ele preparaz suas versões de churrasco: espetinhos de porco e halloumi grelhado e churrasco de camarão com salsa de pimenta grelhada.

30 de junho será o dia dedicado à Parintins, no Amazonas, lugar onde o inglês certamente provou as preparações mais exóticas de sua viagem. O tradicional mingau de aveia, usado para dar força aos foliões, e o estranho peixe bodó, pecado no Rio Amazonas. Andy usa as experiências vividas por lá para preparar seu bolo de arroz doce com maçãs, passas e rum, e um suculento contrafilé com purê de feijões e salsa verde com avelãs.

Tive a oportunidade de assistir essa mesma série quando foi exibida no exterior e lembro que foram gravados episódios em Minas Gerais e São Paulo. Vamos torcer para a Food Network Brasil também exibir esses episódios por aqui.

Do mercadão para a televisão

Provando os sabores da Bahia

Provando os sabores da Bahia

Andy começou a cozinhar aos 14 anos, inspirado pela mãe. “Adorava vê-la na cozinha rapando os tachos onde fazia os bolos”, relembra. Em seguida, como qualquer adolescente britânico, foi trabalhar em pubs e restaurantes. “Eu lavava louça e servia os clientes”, conta. Aos 17 anos teve a primeira oportunidade de trabalhar em um restaurante premiado pelo Guia Michelin. Nesta mesma época começou a estudar gastronomia em Canterbury, no sudeste da Inglaterra. Ele também foi para a França, onde se dedicou em aprimorar suas habilidades na cozinha local.

Descoberto em um mercado de Londres, Bates trabalhava vendendo tortas e os tradicionais ovos Scotch (um ovo cozido envolto em carne de salsicha, revestidos em migalhas de pão, preparado cozido ou frito). Quando entrou para a tv, não tinha nenhuma experiência e usou uma tática criativa para driblar a falta de conhecimento no assunto. Dediciu então esquecer as lentes e falar como quem conversava com o operador de câmera.

Conhecendo o estranho peixe bodó, pecado no Rio Amazonas.

Conhecendo o estranho peixe bodó, pecado no Rio Amazonas.

“Falo para ele, com ele. Explico as receitas. Não há ali nenhuma câmera, o Chris é quem está na minha frente”, declarou certa vez ao relembrar seus primeiros passos na televisão.

Quando chegou aos 30 anos, olhou à volta e constatou que todos os seus amigos tinham uma carreira bem sucedida. “Estavam todos muito bem na vida. Todos menos eu. Percebi que tinha que fazer alguma coisa por mim e investir num negócio próprio.”, recorda.

Ele sabia que precisava de apostar numa vertente que exigisse um investimento muito alto e, além disso, lhe permitisse, além de cozinhar, estar com as pessoas. Foi quando começou a apostar na comida de rua. Criou a Eat My Pies, uma empresa de tortas caseiras que vende para grandes cadeias de supermercados.

Em 2010 a Eat My Pies, ganhou o prêmio de Melhor Torta no British Food Awards.

Provando um sanduba na praia do Rio de Janeiro

Provando um sanduba na praia do Rio de Janeiro

A paixão pela comida feita nas ruas fez Andy descobrir o seu estilo. Com uma longa passagem pelos melhores restaurantes de Londres, ele segue fazendo releituras de pratos clássicos do Reino Unido, sempre inspiradas em suas viagens internacionais. No Food Network UK ele apresenta duas séries: Andy Bates American Street Feasts e Andy Bates Brazilian Street Feasts.

Andy Bates Brazilian Street Feasts
Estreia 16 de junho às 22h45 no canal Food Network
Horários Alternativos: segunda às 16h15; quarta às 11h15; sexta às 8h45; sábado às 15h25.

Fotos: Divulgação Food Network Brasil e Reprodução Youtube

Comments are closed.