Chef Massimo Bottura anuncia que abrirá restaurante no Rio

A lista dos 50 melhores da revista Restaurant foi anunciada nesta segunda (13/6). O brasileiro D.O.M. caiu do nono para o 11 lugar

Massimo Bottura Frase VFCFamosa em todo mundo por produzir pérolas que encantam os gourmets como o aceto balsâmico, o queijo parmesão e o vinho lambrusco, Modena vai muito além dessas glórias. Localizada ao norte da Itália, no centro da região de Emilia Romagna, ela é conhecida como “capital dos motores”, por sediar as montadoras Ferrari, Lamborghini e Maserati, e tem como filho pródigo o tenor Luciano Pavarotti.

Na segunda-feira (13/6), um novo titulo passou a fazer parte do currículo desse charmoso destino. A revista britânica Restaurant divulgou sua conceituada lista anual dos 50 melhores restaurantes do mundo e, desta vez, o primeiro lugar ficou com a Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura que, depois de dois anos ocupando o segundo lugar, merecidamente mandou seu principal concorrente, o espanhol El Celler de Can Roca para o segundo lugar.

O Brasil marcou presença de duas maneiras na festa realizada pela publicação para anunciar os melhores do ano. O brasileiro D.O.M. de Alex Atala, segue no ranking, mas caiu para o 11º lugar. E a melhor notícia foi dada pelo grande campeão durante seu discurso de agradecimento. Massimo Bottura anunciou que abrirá uma casa no Brasil, mais precisamente no tradicional bairro carioca da Lapa. Para felicidade dos gourmets nem tão abastados financeiramente, o novo restaurante de Bottura terá uma proposta popular e deve se transformar em realidade em poucos meses.

Ao lado do famoso Guia Michelin, a lista dos 50 melhores da revista Restaurant representa um importante ranking que avalia anualmente os mais conceituados chefs e restaurantes em todo mundo, através de avaliação feita por cerca de 1 mil especialistas em gastronomia de vários países.

Os Dez Primeiros da lista

  1. Osteria Francescana, de Massimo Bottura, é o melhor restaurante do mundo

    Fachada do Osteria Francescana, em Modena, Itália.

    Osteria Francescana, Modena, Italia

  2. El Celler de Can Roca em Girona, Espanha
  3. Eleven Madison Park, Nova York, Estados Unidos
  4. Central em Lima, Peru
  5. Noma em Copenhagen, Dinamarca
  6. Mirazur em Menton, Espanha
  7. Mugaritz em San Sebastián, Espanha
  8. Narisawa em Tokyo, Japão
  9. Steirereck em Vienna, Austria
  10. Asador Etxebarri em Axpe, Espanha

Massimo Botura tem 53 anos e nasceu na província de Modena. Seu restaurante Osteria Francescana já recebeu três estrelas Michelin e representa o ponto turístico mais procurado por gourmets eu visitam o lugar. No ano passado lançou seu primeiro livro Never Trust a Skinny Italian Chef (Nunca Confie em um Chef Italiano Magro), e eu falei um pouco sobre ele aqui no VFC.

Após a premiação, o chef comemorou o prêmio ao lado de sua mulher Lara Gilmore e postou uma foto em seu instagram.

13 Giugno 2016 New York City

Uma foto publicada por Massimo Bottura (@massimobottura) em


<center><>