Entrevista com Jeff Mauro, o rei do sanduíche do Food Network

jeffMauro1Seu cartão de visita é um farto sanduíche de carne assada a moda italiana, é fã de maionese (muita) e não tem medo de misturar ovo frito com geleia de framboesa na hora de criar algo diferente. Jeff Mauro é louco por pastrami, diz que férias é sinônimo de comilança, foge de restaurantes turísticos e, onde quer que vá, faz questão de conhecer a verdadeira comida local.

Na televisão paga ele comanda o saboroso programa Sandwich King, onde mostra seu talento comprovando que um sanduíche não se limita apenas a um simples recheio entre duas fatias de pão.

Em parceria com o canal Food Network Brasil, consegui um papo exclusivo com Jeff Mauro. Vale conhecer esse chef que também é ator, comediante, guitarrista, marido e pai apaixonado.

Vamos Falar de Comida: Você se formou em Rádio e Televisão, na Universidade Bradley, e depois, em Hollywood, estudou na Le Cordon Bleu. Você tem habilidades como anfitrião, produtor, diretor, cozinheiro e professor. Existe mais alguma coisa que você quer aprender?

jeffMauro5Jeff Mauro: Eu toco guitarra há 25 anos; estive em bandas por toda a minha vida. Ah, eu também sou um malabarista muito hábil. [risos]

VFC: Como Rei de Sanduíches quais as combinações de sabor mais marcantes que você já criou? Existe algo que você poderia sugerir para os leitores do Vamos Falar de Comida tentarem fazer em suas casas?

JM: O sanduíche mais impressionante que eu já fiz profissionalmente foi um Tuna Sandwich (sanduíche de atum) com manteiga de amendoim e, maionese. Aliás, extra, extra, maionese extra, assim como eu estou falando cerca de três quartos de polegada de maionese (o equivalente a uma camada de 1,9 cm de maionese). Eu não aconselho alguém que não seja americano a fazer algo assim….[risos]

jeffMauro6VFC: Tudo bem. Diga então uma coisa gostosa que deveríamos tentar fazer ?

Jeff Mauro: Eu gosto de coisas que fazem com que muitas pessoas me achem estranho, mas eu amo a combinação de sanduíche de ovo frito com um pouco de geléia de framboesa ou de morango. Adoro a mistura salgado, doce, cremoso. Eu gosto de fazer a parte inferior com a geleia ou conservas e no topo um beijinho de manteiga.

VFC: Qual o melhor sanduíche que você já criou?

Jeff Mauro: Eu diria que o melhor sanduíche que eu criei é de carne assada a italiana. Eu fiz isso no primeiro episódio da primeira temporada de Sandwich King logo depois que eu ganhei o Food Network Star. Por isso, considero o meu mais memorável, mas também é mais popular em minha página no FoodNetwork.com.

VFC: Tanto os EUA como no Brasil, há um grande número de lugares que vendem sanduíches. Qual seria o seu conselho para aqueles que desejam iniciar um negócio e entrar no mercado de alimentos?

jeffMauro2JM: Eu diria que você deveria praticar primeiro. Certifique-se se você realmente quer fazer sanduíches para o resto de sua vida. Você realmente tem que amar isso. Eu acho que menos é mais, tanto ao construir um sanduíche ou criar um menu. Nada pior do que entrar em algum restaurante, ver 15 opções de comidas, um pouco de tudo. Eu acho que 7 é o número mágico. Você pode fazer quase qualquer tipo de pessoa, desde um vegano à um carnívoro, com uma seleção de 7 sanduíches.

VFC: Sandwich King foi nomeado para um Emmy em 2012. Qual foi a sua receita para o sucesso com a série?

JM: Eu acho que é criar sanduíches acessíveis, coloridos e algumas vezes até extravagantes, que inspirem as pessoas a sentirem vontade de faze-los e não apenas ver serem feitos na televisão. Além disso, sempre incluo minha família e minha cidade natal na produção. Com isso mostro que eu sou um cara normal.

VFC: Quando você está em férias com a família você ainda tenta buscar os melhores sanduíches ou você evita cozinhar?

Jeff Mauro: Você sabe quando estou de férias é a minha vez de jogar e você sabe que a maioria das pessoas buscam aventuras, você encara uma tirolesa ou você sai com um quatro rodas através da selva. Eu continuo comendo aventuras e busco encontrar o melhor dos melhores, não apenas um lugar turístico (óbvio), mas algo local, tradicional. Quero dizer, se eu não engordar pelo menos dois quilos durante as férias, eu não estou de férias.

jeffMauro4VFC: Você tem alguma idéia de quantos sanduíches que você já criou?

JM: Aqui vamos nós. Bem, considerando que eu trabalhei com isso a maior parte da minha vida, algo como 12 e 15 anos, além de meus primeiros empregos foi em uma lanchonete…. Eu vou chutar um número de 6752 (brinca o nosso bem humorado chef, tentando contar os que inventou, os que tentou inventar e os que ele comeu).

VFC: Onde é o melhor lugar para comer um sanduíche nos Estados Unidos?

Jeff Mauro: O meu favorito é em Los Angeles. Um lugar chamado Langer’s Delicatessen. Ele foi inaugurado há mais ou menos 80 anos e é um clássico. O sanduíche que mais amo no mundo está lá, pastrami no pão de centeio. Eles têm o melhor pastrami no país.

VFC: O que você cozinha para sua família? Existe um prato especial que particularmente adore?

jeffMauro3JM: Você sabe que nós somos uma grande família comedora de bifes. Eu, minha esposa e meu filho de sete anos, amamos carnes, saladas e legumes. É o que tento comer durante a semana, uma comida agradável, leve e saudável. Amo uma boa costela grelhada, pegamos um belo grelhado e dividimos entre os três. É perfeito quantidade de alimentos e como uma salada gigante e uma grande batata-doce.

Eu digo ao meu filho: um monte de crianças comem apenas frango empanado e Mac com queijo. Sempre tive o objetivo de não ser esse cara. Não que haja algo de errado nisso. Mas eu digo à ele que frango, porco e todos estes maravilhosos legumes e carnes são as melhores coisas pra se comer. Eu falo: se você comer umas três fatias de carne, vegetais e algumas batatas, será perfeito. Você é feito de músculos que vão crescer durante a noite e você vai ficar grande e forte na manhã seguinte.

VFC: Por trabalhar no Food Network é comum as pessoas pararem você na rua pra pedir dicas de cozinha?

JM: Sim, aconteceu ontem na delicatesse do Whole Foods. Depois de fazer três selfies com uma pessoa, acabei dizendo o que era bom comprar… sabe como é? Mas eu amo me envolver com as pessoas, elas vêm para cima o tempo todo, é uma parte divertida do trabalho e eu adoro isso.

VFC: O que você acha do Brasil? Existe um sanduíche ou algum tipo de alimento que você gostaria de provar, ou já provou?

JM: Eu estive em várias churrascarias e coisas assim. Um dos pratos que me recordo é a feijoada. É como um guisado de carne. E tem todo tipo de carne e opão de queijo!

Quem é ele

Jeff Mauro nasceu em Chicago e desde criança demonstrava sua personalidade divertida, capaz de distrair seus três irmãos com tiradas bem humoradas e criativa.

Estudou Rádio e Televisão, fez fama como comediante, foi guitarrista de banda de rock, até que um dia descobriu que a cozinha era seu lugar.

Antes de brilhar na televisão, abriu em sociedade com seu primo o Prime Time Deli & Catering em Westmont, California. Também faz parte do projeto Tony n’ Tina’s Wedding, uma divertida e inusitada experiência que mistura gastronomia e espetáculo teatral, reproduzindo um tradicional casamento ítalo-americanos, onde os membros da plateia tratados como convidados.

Estudou ainda em Le Cordon Bleu, onde refinou suas habilidades gastronômicas. Deu aulas de culinária em Chicago, e também trabalhou como chef de cozinha no ramo corporativo.

Em 2011 participou da 10a. temporada do Food Network Star, faturou o primeiro lugar e ganhou a oportunidade de comandar um programa só seu, o Sandwich King, que no ano seguinte foi indicado para o cobiçado Emmy Awards.

Simpático e boa praça, ele defende que um sanduíche não se limita apenas a um simples recheio entre duas fatias de pão. “Você pode fazer qualquer refeição virar um belo sanduíche e qualquer sanduíche em uma gostosa refeição”, afirma.

Jeff vive em Chicago, é casado com Sarah e tem um filho lindo, chamado Lorenzo.

Sandwich King vai ao ar às segunda-ferias, 19h30 no canal pago Food Network.
Horários Alternativos: segunda às 11:30 e às 15:30

Comments

comments