Google cria aplicativo que revela as calorias de um prato através da foto

Se você é da turma que adora fotografar os pratos nos restaurantes e postar nas redes sociais, prepare-se. Em breve, seu Instagram vai revelar muito mais do que o nome do restaurante onde você está, ou o nome do prato escolhido. Graças a mais uma novidade criada pelo Google, será possível saber, imediatamente, quantas calorias você está ingerindo.

A novidade é um aplicativo chamado Im2Calories, que combina a moda tirar fotos de alimentos para compartilhar nas redes, com uma tecnologia que, através da imagem, calcula a nossa ingestão calórica diária. O Google quer unir duas tendências que estão bombando ao redor do mundo: as fotografias de alimentos, que viraram moda em todo o mundo, com os inúmeros apps lançados, para ajudar a seguir dietas e perder peso com base na relação do que comemos durante o dia

Google cria aplicativo Im2Calories, que revela as calorias através da foto do prato

Google cria aplicativo Im2Calories, que revela as calorias através da foto do prato

O projeto foi desenvolvido por um cientista e pesquisador do Google chamado Kevin Murphy e apresentado durante o Rework Deep Learning Summit, realizado recentemente em Boston. Durante a conferência ele apresentou uma demonstração do aplicativo, que reconheceu dois ovos, duas panquecas e três fatias de bacon.

Segundo informações do Popular Science, Murphy explicou que ainda está trabalhando no algoritmo para que seu novo programa seja capaz de analisar uma imagem, determinando quais os alimentos fotografados e estimar o número de calorias estamos prestes a consumir. Um detalhe bem curioso é que não será necessário ter uma imagem em super definição, basta ter um click com qualidade para ser postado em aplicativos como o Instagram.

O Google quer mostrar que manter o controle das calorias pode ser mais simples e menos tedioso. Atualmente esses os aplicativos que fornecem esse tipo de cálculo exigem que o usuário digite todas as informações do que comeu. O Im2Calories promete calcular tudo automaticamente.

Google cria aplicativo Im2Calories, que revela as calorias através da foto do prato

Google cria aplicativo Im2Calories, que revela as calorias através da foto do prato

Murphy acredita que, se o aplicativo funcionar corretamente 30% do tempo, será suficiente para motivar as pessoas a usá-lo.Com o tempo os ajustes necessários serão feitos. O Im2Calories reconhece os padrões visuais da foto, analisa os pixels em profundidade e cruza esses dados se conectando com a enorme quantidade de informações sobre as calorias do alimento que está disponível na Internet. Um diferencial apontado por seu criador é o fato de ser um programa capaz de aprender com seus erros e seguir melhorando com o tempo.

O Google patenteou a tecnologia e seu objetivo final vai muito além da simples contagem de calorias. Assim que o aplicativo ganhar popularidade, será possível tirar médias semanais, mensais ou anual do consumo de cada região. “Reunindo informações de várias pessoas, começaremos a fazer as estatísticas populacionais. Eu tenho colegas pesquisadores em epidemiologia e saúde pública que estão muito interessados ​​nestas informações. Com o problema da obesidade em ascensão em muitos países desenvolvidos, esta coleta de dados em massa poderá ser muito útil para aprender mais sobre os nossos hábitos alimentares”, concluiu Kevin Murphy.

Comments are closed.