Jane Fonda revela o que comer pra envelhecer arrasando

janefondafotoboaHá tempos queria escrever algo sobre Jane Fonda, mas nos últimos dias, depois de ficar literalmente viciada na série Grace and Frankie (Netflix), protagonizada por ela ao lado de Lila Tolina, decidi resgatar algumas anotações sobre a atriz e escrever sobre sua rotina de exercícios e alimentação para chegar aos 78 anos com um corpo de fazer inveja à qualquer garota de 27.

Ganhadora de dois prêmios Oscar e indicada a outros cinco, além de atriz, Jane Fonda é também uma ativista de longas datas. Nos tempos da Guerra do Vietnã, sua oposição foi tão ferrenha que chegou a ter seus telefones grampeados pelo FBI após ser acusada de planejar a morte do presidente Richard Nixon. Mais recentemente, durante a campanha de Donald Trump, ela também foi muito dura em seus discursos contra o atual presidente dos Estados Unidos.

Nos anos sessenta foi símbolo sexual por conta do filme Barbarella (1968), onde viveu uma super-heroína das galáxias. O filme se transformou em um clássico do cinema cult da ficção-cientifica, mas a atriz foi muito além. Escritora, blogueira e empresaria, nos anos oitenta transformou-se em musa fitness por conta do sucesso de seus vídeos com aulas de ginástica para fazer em casa. E assim ela chegou aos 78 anos destacando-se por sua competência de saber envelhecer com beleza, saúde e dignidade de alguém que parece ter feito o tempo parar e trabalhar a favor de seu corpo e rosto.

Adolescência x Distúrbios Alimentares

Grace and Frankie

Grace and Frankie

Fenômeno midiático há mais de 45 anos, Jane tem uma capacidade extraordinária de se reinventar sempre que a idade tenta falar mais alto. A prova de seu sucesso é o posto de embaixadora da marca L’oreal. “Não posso acreditar que aos 78 anos ainda sou embaixadora da L’Oréal Paris, é uma honra, pois é uma marca com uma visão muito inteligente. Há muito tempo a L’Oréal percebeu que a faixa de população que mais cresce no mundo são as mulheres mais velhas”, afirmou durante o evento organizado recentemente pela marca.

Corajosa, durante um evento internacional sobre distúrbios alimentares, Jane Fonda falou sobre a luta que travou durante mais de 20 anos, lutando contra a bulimia e anorexia. Contou ainda sobre sua adolescência difícil, marcada pelo suicídio da mãe, quando tinha apenas 12 anos. Pra piorar, seu pai, o também ator Henry Fonda, era distante, tinha uma personalidade difícil e costumava criticar sua forma física chamando-a de gorda a todo momento. “Eu nunca me senti bonita ou confiante. Meu pai me dizia que eu parecia gorda bem na minha cara. “Uma das minhas madrastras me disse de todas as maneiras que eu precisava mudar fisicamente se eu quisesse um namorado”. “Assim eu me tornei bulímica e anoréxica”, relembrou em entrevista à People. A luta contra os distúrbios alimentares foi longa, mas o aprendizado rendeu ótimos frutos: “Durante 25 anos, eu não podia colocar uma garfada na boca sem sentir medo”, completou

O que comer e como comer

jane_fonda_g1500okReferencia de saúde, beleza, preparo físico e alimentação, há anos adotou uma dieta equilibrada e uma rotina frequente de prática de exercícios e yoga. Sobre seu menu diário, ela é o tipo de mulher que eu admiro, mas sei que jamais serei como ela, por um simples detalhe: falta-me disciplina e desapego à comida. Ainda sobre seu cardápio diário, a atriz contou detalhes: “Como peixe, frango e ovos. Eu como carne vermelha em média duas vezes por semana. Não sou purista, nem perfeita. Quando chegam as férias de Natal, por exemplo, como uma fatia torta de noz pecam, mas não vou comer uma torta inteira. Sei que vou ganhar algumas medidas extras, mas vou comer tranquilamente meu bom prato de peru. A carne de peru é muito boa, gosto de come-la com cranberry e molho gravy. Mas eu tento comer menos comida que engorda e mais comidas realmente saudáveis”.

Ela pega leve nos carboidratos, mas não os descarta totalmente. Fica longe da maioria das formas de açúcares e completa sua cota de açúcares comendo frutas frescas. Segue a teoria das cores e monta seus pratos sempre com algo verde escuro e roxo escuro, vermelho, laranja ou amarelo. Sempre faz questão de esclarecer que jamais inventou qualquer dieta e segue os caminhos mais simples para uma alimentação responsável, reduzindo a gordura e evitando molhos, biscoitos e outras guloseimas. “Todos os especialistas dizem o mesmo. A maior parte de sua dieta deve ser de carboidratos complexos”, explica a atriz complementando que isso significa consumir muitas frutas, vegetais frescos e grãos.

A onda da batata doce também está presente em sua cozinha. “Quando estou com fome de lanchar, como uma batata-doce feita no micro-ondas… Elas são deliciosas e não engordam”, declarou ao Daily Mail. No auge da terceira idade, atualmente seu peso varia entre 54 / 55 quilos e ela garante sentir-se em melhor forma agora do que quando tinha 20 anos. “Eu tenho mais músculos agora. Tenho muito menos gordura e estou mais saudável”, completou.

Seu segredo para viver bem: “Aprenda a ser quem realmente é, e converta-se em um ser completo. Isto requer muita valentia porque a cultura nos diz que temos que ser desta ou daquela maneira. Trate de ser autêntica e manter-se sempre interessada. Isso é muito mais importante que ser interessante”. Disse tudo, e estes conselhos eu até dou conta de seguir.

10 Dicas de Jane Fonda para uma alimentação saudável

livro_janefonda

Não perca o café da manhã!

Alimente-se regularmente ao longo do dia. Idealmente, você deve consumir um terço das suas calorias diárias pela manhã, um terço ao meio dia e não mais do que um terço à noite.

Mantenha lanches saudáveis sempre à ​ mão, caso sinta fome entre as refeições. Tenha sempre por perto alimentos como fruta ou queijo de baixo teor de gordura. As uvas vermelhas vão bem com o queijo.

Não faça compras quando estiver com fome. Coma uma maçã ou outro lanche saudável antes de ir ao supermercado.

Faça uma lista de compras e fique com ela para evitar a compra por impulso.

Mantenha um diário de alimentos por um tempo, escrevendo o que você come em cada refeição. Você ficará surpreso ao saber que come mais do que consegue perceber.

Certifique-se de ter consumido uma variedade de cores antes do dia acabar, especialmente os alimentos com alto teor de antioxidantes e fito-nutrientes.

Certifique-se de que pelo menos metade dos alimentos do seu prato consista em frutas e ou vegetais.

Coma devagar e mastigue bem.

Coma sentada e concentre-se no que você está comendo, e não leia, nem assista televisão enquanto come.

Sobre a série da Netflix

graceandfrankie_boxart_lionsgate

Grace and Frankie é uma série divertida, comovente e extremamente sincera. Grace é casada há 40 anos com Robert (Martin Sheen). Frankie (Lily Tomlin), uma hippie setentona impagável, também vivia feliz com seu marido Sol (San Waterson), seu amor desde os tempos de juventude. O mundo das duas desaba quando os maridos, sócios em uma empresa, revelam à toda a família que os dois vivem um romance secreto há 20 anos. Cansados de tantas mentiras, eles pedem o divórcio para, finalmente, assumirem esse amor.

Um misto de comédia e drama que retrata de maneira impagável, a realidade de suas mulheres na terceira idade apresentando discussões sobre saúde e sexualidade na idade adulta. Viciante!

Fotos: reprodução