Lombo de atum em crosta de gergelim

IMG_5967Geralmente acontece assim: Todas as quintas-feiras, aproveitamos o momento do jantar para discutir o cardápio do jantar da próxima semana. Nossa convivência é deliciosa, um mix impagável de harmonia, parceria, aprendizado e muito alto astral (com destaque para a seleção de piadas improvisadas pelo Vinicios Costa).

Há tempos estávamos programando preparar um atum muito especial e, entre um brinde e uma garfada naquele delicioso polpettone, cuja receita foi publicada semana passada, o atum voltou a ser cogitado.

Naquela noite decidimos que iríamos preparar o melhor atum de nossa vidas, o mais saboroso, o mais incrível!

Fizemos este prato no dia 17 de março, uma noite emocionante. A cada dia que passa entendemos mais e mais o valor desses nossos encontros semanais. O Vamos Falar de Comida se transformou em algo muito sério. Não cogitamos a possibilidade de cancelar um de nossos jantares, é um compromisso frequente, fundamental para cada um de nós. Não tenho duvidas ao dizer que nenhum curso nos renderia um aprendizado tão profundo, profissional e arrojado. Somos uma família unida pelo sabor!

Um toque sobre esta receita: É importante entender que, para que este prato saia impecável, é preciso trabalhar com peixe bem fresco. Certamente o congelado não renderá o mesmo resultado. Procure um bom fornecedor de pescado e encomende um belo pedaço de lombo de atum, e peça para limpá-lo com muito capricho.

Amanhã e depois vou publicar as outras duas preparações que fizeram parte desta mesma noite: um tartare de atum feito com as sobras do nosso belo pedaço de atum, e um Laab de pernil suíno, um prato tradicional da cozinha Thailandesa e Chinesa. A semana promete!

Consultoria: Phiroza Gastronomia
Fotos: Vinicios Costa
Agradecimento: Atelier Hideko Honma
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor (Inciso I – artigo 29). ® Todos os direitos reservados.