Mochileiro gourmet cai na estrada e mostra os sabores caiçaras

TemperoNaMochila - Divulgação 3No ano passado ele apareceu pela primeira vez na televisão, prometendo subir o morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, para mostrar os segredos da famosa gastronomia popular brasileira, provar os melhores sabores e desvendar os segredos daquela comidinha bem caseira, servida com fartura e geralmente embalada por uma rodinha com música ao vivo.

E assim aconteceu. Durante os dez episódios do Cozinha na Laje, gravados num boteco do alto da laje do Carlão e exibido pelo canal pago Food Network, Pedro Benoliel deu o seu recado em alto e bom som. Lindo por dentro e por fora, Pedro encontrou um caminho original para falar de comida na tv, sem cair nos modelões convencionais. Virou xodó das titias cozinheiras que cozinharam no programa e brother da rapaziada dos bares e botecos.

Experiente e bom conhecedor da culinária de várias partes do mundo, ele juntou conhecimento e simpatia e fez o seu trabalho tão direitinho, que motivou o canal a lhe oferecer um novo projeto para 2016.

Pedro viajou com uma cozinha móvel e caiu na estrada para gravar Tempero na Mochila, que mistura turismo com gastronomia, usando como cenário as paradisíacas praias do litoral norte paulista.

Confiante, ele continua com os pés no chão, passa longe do estrelismo, mas sabe que tem potencial para ir muito além: “Com o Cozinha na Laje muitas portas se abriram, muitas coisas aconteceram. Eu não sabia nada de câmeras, mas sempre fui língua solta… Foi uma experiência muito boa. Sou um chef de cozinha e acabei me descobrindo como apresentador. Aprendi muitas coisas. Agora sei como olhar pra câmera, como falar, ter uma postura correta”, diz o chef gatão.

Chef Pedro Benoliel - Foto - Thiago Gimenes 4Tempero na Mochila estreou em 17 de março e vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h30. A primeira temporada conta com treze episódios, cada um deles dividido em três blocos que mostrarão passeios, entrevistas com personalidades locais e, é claro, a montagem da cozinha viajante, onde um convidado prepara a sua receita mais famosa.

O formato foi idealizado pelo canal, que atualmente tem poucas produções nacionais. “Eles queriam algo assim e me convidaram para faze-lo”, conta. Durante cinco semanas Pedro Benoliel viajou pelo litoral de São Paulo entrevistando personagens interessantes, visitando lugares especiais e cozinhando no mais fiel estilo caiçara.

Assim como o Cozinha na Laje, Tempero na Mochila aposta no publico jovem e descolado. Avesso a glamourização da profissão de chef, Pedro segue sua trilha usando bermuda e chinelo, e apostando nos sabores caseiros: “Gosto da comida simples, saborosa e bem feita. Valorizo a apresentação, mas não gosto de frescura”, afirma.

Sobre a locação escolhida para suas viagens, Pedro conta que os lugares têm um gostinho de volta pra casa. “Eu cresci viajando pra Ilha Bela com meus avós. Assim estou visitando lugares com os quais me identifico, passei minha infância por lá. E gostei muito de poder explorar não apenas a gastronomia da beira de praia, vamos mostrar histórias de pessoas que vivem por lá. Agora estamos fazendo algo bem mais dinâmico. Acho essa experiência muito rica”, finaliza.

Tempero na Mochila
Quintas-feiras, às 20h30 e em horários alternativos
Canal Food Network Brasil