Patsy, o reduto de Sinatra em Nova York

Sempre que estava em Nova York, Frank Sinatra gostava de ir ao Patsy Restaurant, desfrutar da boa comida do lugar. Fundado em 1944 pelo chef Pasquale “Patsy” Scognamillo, o lugar é especializado em comida napolitana. Em mais de 70 anos de existência, teve apenas três chefs: o falecido Patsy, seu filho Joe Scognamillo e o neto Sal Scognamillo.

Frank Sinatra virou amigo da casa, que guarda boas histórias a seu respeito. Ele tinha uma mesa especial no andar de cima, mais ao fundo e sentia-se em casa quando estava por lá. O chef Sal Scognamillo conta um caso que aconteceu em 1950, quando ele estava num momento difícil em sua carreira e também na vida pessoal. Além de ver sua popularidade despencar, ele havia se divorciado da primeira mulher, Nancy Barbato, e vivia um relacionamento super conturbado com Ava Gardner, que também enfrentava um declínio complicado em sua popularidade.

O vitello de Sinatra, no Patsy Restaurante.

O vitello de Sinatra, no Patsy Restaurante.

Era Dia de Ação de Graças e Sinatra foi sozinho ao restaurante, disposto a jantar. O chef não teve coragem de dizer a ele que o restaurante estava fechando, pois era feriado. “Ele sentiu que iria ferir o seu orgulho, caso fizesse isso. Então ele não disse nada… Meu avô ligou para a equipe dizendo que todos poderiam trazer suas famílias para o jantar. Eles reclamaram um pouco, mas entenderam que o motivo daquilo tudo era para Sinatra. O restaurante também chamou alguns outros convidados para preencher as mesas e Sinatra nem notou que a lotação não estava completa”, relembra Sal.

Frank Sinatra não percebe nada e só ficou sabendo da história anos mais tarde. Desde então nasceu uma forte amizade com os proprietários e o famoso cantor se transformou no mais eficiente promotor do local.

A beringela de Sinatra, no Patsy

A beringela de Sinatra, no Patsy

Quando Sinatra morreu, no dia 14 de maio de 1998 , amigos e fãs começaram a chegar no Patsy. Salvatore Scognamillo lembra que muitos chegavam “Eu apenas senti que tinha que estar aqui hoje”.

Todos os anos, no dia 12 de dezembro, o lugar celebra o aniversário do Olhos Azuis com um jantar especial. No cardápio, alguns dos pratos preferidos do cantor: Vitelo Milanese, Beringela a Parmegiana, Mariscos Posillipo, fusilli com filé pomodoro e Para sobremesa, Cheesecake e torta de ricota. “Depois que ele faleceu, precisávamos celebrar a sua vida”, explica o neto do fundador, Pasquale Scognamillo.

“Nós certamente não estaríamos na posição que estamos hoje se não fosse por ele. Grande parte de nossos clientes notáveis começaram a nos conhecer graças a Sinatra. Por exemplo, Julia Roberts foi trazida por George Clooney, que foi trazido pela tia Rosemary Clooney. Mas Rosemary Clooney foi trazida por Frank Sinatra!”, conclui o proprietário do Patsy.

Pra quem vai à Nova York, vale anotar: O endereço do restaurante Patsy é 236 West 56th Street (entre a Broadway e a Eighth Avenue), Manhattan, Theater District em New York City. É importante não confundir com a Pizzeria de Patsy, aberta em 1933 no East Harlem. Esses dois lugares não têm nada a ver, inclusive já rolou até uma briga judicial pelo direito de usar o nome do Patsy em garrafas de molho de espaguete.

RECEITA: FILÉS DE VITELLO À SINATRA
Filé de vitello a milanesa era o prato peferido de Frank Sinatra, e começou a ser preparado por seu pai.
Avalie este Receita
Imprimir
Tempo Total
40 min
Tempo Total
40 min
Ingredientes
  1. 4 filés de coxão mole de vitello
  2. 4 ovos
  3. 200 gr de farinha de trigo
  4. 300 gramas de Mollica di pane
  5. 200 gramas de Manteiga sem sal
  6. Salsinha picada
  7. Raspas de limão siciliano
Instruções
  1. epare os ovos, a farinha de trigo e a mollica di pane em 3 pratos e nessa ordem (ovos / farinha / mollica)
  2. Delicadamente, bata as fatias de vitela com um martelo. Eu costumo coloca um papel filme por cima.
  3. Tempere os filés com sal e pimenta do reino
  4. Empane os filés na segjuinte ordem: passe primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por ultimo na mollica. Cuide sempre de tirar o excesso antes de passar para a fase seguinte. Esse empanado deve ficar firme e delicado.
  5. Frite os filés na manteiga quente. Você pode usar manteiga normal ou o ghee, aquela manteiga clarificada muito usada na cozinha indiana.
  6. Retire os filés quando estiverem bem dourados, firmes e crocantes,
  7. Antes de servir, retire o excesso de gordura e finalize com salsinha picada e raspas de limão siciliano.
Anotações
  1. Nunca se esqueça de retirar o excesso de gordura dos filés antes de montar o prato
Adaptado por Phiroza Gastronomia
Vamos Falar de Comida! http://vamosfalardecomida.com.br/
Eggplant Parmigiana - Torre de berinjela à parmegiana
Berinjela parmigiana feita pela mãe, esse era um de suas receitas preferidos. Fazia questão de ressaltar que o prato deveria ir ao forno com parmesão ralado e queijo mussarela. A beringela deve ser servida imediatamente após sair do forno para que não perca a textura suave e macia. Era desse jeitinho que Frank gostava.
Avalie este Receita
Imprimir
Tempo Total
40 min
Tempo Total
40 min
Ingredientes
  1. 2 Berinjelas
  2. 600 gramas de molho de tomate feito em casa ou tomates pelados
  3. Fatias de muçarela de bufala
  4. Azeite extravirgem de oliva
  5. Óleo para fritar
  6. Farinha de trigo
  7. Ovos batidos para empanar
  8. Sal grosso para berinjela
  9. Folhas de manjericão fresco
  10. Sal e pimenta-do-reino
  11. Para a finalizar
  12. 2 ovos batidos
  13. 50 gramas Queijo parmesão ralado
Instruções
  1. Corte as berinjelas em discos de ½ cm de espessura
  2. Polvilhe com sal grosso num escorredor de massa e pressione com um peso. Deixe descansar e aguarde 1 hora
  3. Lave as berinjelas para remover bem o sabor amargo. Banhe esses discos em ovo batido e empane com farinha de trigo.
  4. Remova o excesso de trigo e frite em óleo bem quente.
  5. Seque bem em um papel de cozinha e deixe esfriar.
  6. Montagem
  7. Monte as torres em uma assadeira na seguinte ordem: primeiro faça uma base com o molho de tomate. Em seguida uma fatia de berinjela, um pouquinho de molho de tomate e uma fatia de queijo parmesão e uma folhinha de manjericão. Repita novamente até a torre ter 3 camadas.
  8. Importante: Lembre-se de colocar os discos de diâmetros maiores como base e os menores como topo.
  9. Por ultimo coloque uma última camada de molho de tomate. Pronto, suas torres estão montadas !
  10. Para a finalização
  11. Misture os ovos batidos com o queijo parmesão ralado e despeje essa mistura, delicadamente, sobre cada uma das torres. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até dourar e gratinar.
  12. Sirva imediatamente!
Anotações
  1. Você pode fritar os discos de beringela com antecedência e deixá-los sobre um papel de cozinha para que toda a gordura seja eliminada.
Adaptado por Phiroza Gastronomia
Vamos Falar de Comida! http://vamosfalardecomida.com.br/

Comments are closed.