Um chef gato no comando de um refúgio com sabor do Piemonte

Fundado há mais de 50 anos pelo imigrante italiano Stefano Borsarelli, que deixou Mondovi para viver em São Roque, o Stefano Hotel e Restaurante mantém a tradição de receber de maneira personalizada, servindo sempre a preciosa comida típica italiana. Atualmente o lugar é comandado pelos irmãos chefs Stefano (na foto a bordo de sua Triumph Thruxton) e Franco Bruzzone, ao lado do primo Guido, todos integrantes da nova geração da família.

A região italiana do Piemonte representa um porto seguro para os amantes das boas coisas que a vida nos oferece: boa comida, a rara e saborosa trufa branca, vinhos impecáveis como Barolo e Barbaresco, além de sobremesas com sabor de casa de mãe, muitas delas finalizadas com o melhor creme de avelã com chocolate que o mundo já viu. A boa notícia é que não é preciso viajar à Italia para sentir esses sabores e desfrutar da calorosa receptividade de uma tradicional família italiana. Localizado num recanto tranquilo e nada extravagante da Rota do Vinho, em São Roque, o Stefano oferece o que a região tem de melhor.

Concebido com a dose certa de simplicidade, o Stefano encanta por seu alto astral e por sua comida sincera e marcada por seu sabor e personalidade que transforma o lugar em uma pequena e discreta embaixada da cozinha piemontesa, bem perto de São Paulo.

Entre os destaques do cardápio estão as massas, os pães e os molhos, todos feitos de forma artesanal. A maior parte das verduras e legumes servidos no restaurante são colhidos da horta orgânica, cultivada em terras próprias ao lado do hotel e inspecionada de perto por dona Daniela Borsarelli, mãe de Franco e Stefano. Impossível não lamber os beiços ao degustar o Cannelloni de Ricota e Espinafre aos quatro queijos, marcado pela harmonia dos sabores e pela massa leve e bem fina. A Salada de Peras com Sorvete de Gorgonzola também arranca suspiros dos comensais. Também me encantei com o suculento Tortelli de zucca, um prato digno dos deuses da mitologia greco-romana. Sobremesas como Panna Cota, Pera ao vinho e Doce de Castanhas completam o cardápio mantendo a tradição das avós e mães da família.

O serviço é uma atração à parte, com jeito de casa. Na cozinha quem põe a mão na massa é tio Guido e os sobrinhos Franco e Stefano. Me senti na sala da casa de uma família italiana quando chamei Stefano para uma conversa e o vi chegando sorridente, se justificando pelo avental cheio de farinha: “Assim é a vida de cozinheiro, impossível ficar limpinho quando se passa o dia na cozinha”, disse o chef gato, sem pensar o quão charmoso e impecável é seu visual nos dias de trabalho.

Os dois salões do restaurante, emoldurados por amplas janelas envidraçadas, proporcionam uma deliciosa vista da natureza, com canto de pássaros e efeitos especiais marcados por aparições de esquilos curiosos e desconfiados.

No comando da equipe de garçons está o Sr. Freitas, um português que deixou a Ilha da Madeira ainda bebê e há 40 anos encanta os clientes do Stefano com seu amor pela profissão e uma simpatia que faz o coração bater mais forte. Me apaixonei por ele.

Na entrada, em frente ao estacionamento, você pode passar no Empório Stefano e comprar massas, vinhos, o Limoncello da casa, azeites, molhos e pães.

Um fabuloso bar, “escondido” no subsolo

Desde fevereiro deste ano os irmãos Franco e Stefano resolveram incrementar as noites do lugar criando um refúgio inspirado nos bares clandestinos da Chicago dos anos 20 (conhecidos como Speakeasies, fala-fácil em português). Esses bares vendiam licor ilegal fornecidos pelos gangsters durante a lei seca nos Estados Unidos. Instalado no subsolo do Stefano Hotel e Restaurante, o novo point chama-se O Fabuloso Bar e foi projetado pelo chef Stefano, que é arquiteto de formação. O lugar tem decoração personalizada com sofás e almofadas, quadros da família e reaproveitamento de peças que pertenciam ao restaurante. As luminárias em madeira e corda, e os lustres de garrafas de vinhos, foram feitos à mão pelo próprio Stefano.

Um balcão com bancos vermelhos espera pelos frequentadores mais apressados, interessados em um drinque rápido ou uma taça de vinho antes do jantar. No outro canto, uma grande mesa comunitária reúne um grupo maior e oferece a possibilidade de fazer novos amigos. O Fabuloso tem ainda um descolado ambiente externo, cercado pela natureza, com mesas iluminadas por velas e luminárias penduradas nas árvores como se fossem frutos. O charme do lugar se completa com um sino antigo pendurado no interior do bar e usado para informar aos notívagos que é hora de fechar as portas e voltar pra casa.

O cardápio do local oferece deliciosos drinques, vinhos, cervejas artesanais e petiscos criados pelos irmãos Stefano e Franco Bruzzone. O Aperol Spritz é impecável, com um toque de laranjas do pomar, secas pelo próprio barman. Outro ponto alto é o Limoncello Fabuloso, feito com o licor de limões sicilianos colhidos do pomar da família. Entre as comidinhas se destacam o Arancini de Riso (bolinho de risoto), o Camember Assado em Massa Folhada, os Dadinhos de Queijo Coalho com Mostarda de Cremona e as suculentas Bruschettas de Carpaccio Rústico, cortado à mão. Esqueça a dieta e permita-se desfrutar dessas delícias.

O Fabuloso Bar tem capacidade para acomodar 50 pessoas e seus preços são bem acessíveis. O lugar também é usado para os jantares dos Fabulosos Irmãos Bruzzone, eventos mensais que oferecem menu surpresa, vagas limitadas e são promovidos exclusivamente pelas redes sociais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dupla de irmãos gatos na cozinha

Stefano Bruzzone é formado em arquitetura, mas se rendeu aos encantos da cozinha quando morou na Itália, onde aperfeiçoou seus conhecimentos culinários e trabalhou em uma doceria tradicional chamada Zucco. Franco é formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi.

Serviço:

Hotel e Restaurante Stefano
30 quartos divididos em espaços para solteiros, casais e quartos conjugados, que abrigam famílias de até 4 pessoas por apartamento. A diária sai em média por casal a R$210.

Restaurante
Almoço: De terça a 6ª-feira das 12h às 15h; sábados e domingos, da 12h às 16h.
Jantar: Sextas e sábados das 19h às 23h
www.restaurantestefano.com.br
Instagram: @stefanorestaurante

O Fabuloso Bar
Instagram: @ofabulosobar
Facebook: www.facebook.com/ofabulosobar/
Horários: Sextas e sábados, das 19h à 0h.

Estacionamento, acesso e banheiro para portadores de necessidades especiais, wi-fi, playground, cadeirões para bebê, vinho em taça. Serviço de tour para a cidade de São Roque.
Endereço: Av. Antonio Pannellini 2650 (km 56 da Raposo Tavares), São Roque, SP.
Telefone: (11) 4714-1464

Por: Esther Rocha

Comments

comments