Quer ovos frescos? Para americanos e canadenses, a moda é alugar galinhas

É cada vez maior o número de pessoas preocupadas em ter uma alimentação saudável, sem agrotóxicos ou hormônios. Por conta disso, as hortas orgânicas ganham mais espaços, se transformando na decoração perfeita para pequenos jardins caseiros.

Acordei cedo neste sábado e resolvi xeretar algumas reportagens sobre comida. Passando pela rede americana CBS quando encontrei essa história e achei interessantíssima. Parece piada, mas não é. Fazendeiros americanos faturam uma boa grana lugando galinhas para passar uma temporada na casa de clientes.

553fd9a025d8aA história é a seguinte: De olho nesse mercado saudável, um casal de fazendeiros americanos criaram há alguns anos uma empresa especializada em oferecer aos seus clientes a possibilidade de ter ovos frescos e saudáveis, produzidos por animais criados num ambiente saudável e sem abusos. Assim nasceu a Rent The Chicken, uma fazenda no Canadá, que aluga galinhas para passar uma temporada na casa dos clientes.

Criada há dois anos na Pensilvânia, a fazenda conseguiu emplacar a proposta e estender seus horizontes. Atualmente eles também atendem pedidos de vários estados americanos e também Canadá.

Segundo os seus criadores, Jenn e Phil Tompkins, “o hábito de alugar galinhas subiu rapidamente em todo o país, num momento em que os moradores de cidades, subúrbios e áreas rurais estão se voltando para o movimento de consumo de alimentos produzidos localmente. Algumas famílias também alugam galinhas como uma maneira de oferecer aos filhos, uma experiência educativa”.

O contrato de aluguel proposto pelo casal é simples e os preços variam de acordo com a localização do cliente. Em média, o custo é de 150 dólares por mês para o pacote básico: duas galinhas, um galinheiro, alimento necessário para a temporada e um call center sempre disponível para esclarecer as duvidas do locatários. Outra garantia: o cliente pode devolver as galinhas caso alguma coisa não dê muito certo em sua casa.

As galinhas estão disponíveis para aluguel somente de junho a outubro e o pacote mais básico é composto por 2 galinhas poedeiras que rendem de 10 a14 ovos por semana, uma galinheiro móvel, alimento e pratos suficientes para o período, um exemplar do livro Fresh Eggs Daily (Ovos frescos Diarismente) e um Guia de introdução para criadores. Os clientes têm ainda a opção de escolher a raça de galinha que mais lhe agrada. Atuaslmente os preços para os pacotes são: 400 dólares o pacote básico, pelos três meses, e 550 dólares o luxo.

A ideia não é inédita e outras empresas semelhantes seguem apostando nesse nicho de mercado e colhendo frutos promissores. A Rent a Coop existe desde 2012 em Maryland, Washington. Outra iniciativa de sucesso e o site BackyardChickens, fundado em 2007 e que, segundo seu administrador, Rob Ludlow, recebe cerca de 7 mil mensagem por dia, todas provenientes de entusiastas interessados em entender todoco processo de criar frangos em casa.

Comments

comments