Receita: Madeleines para o café da manhã

Gastronomia_Madeleine

A receita copiada com a letra de Audrey Hepburn

Em sua vida cotidiana, a estrela de Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo) fazia questão de oferecer um café da manhã reforçado para sua família. No cardápio, Audrey servia pães, manteiga, geleias preparadas com frutas do seu pomar, e o bolinho preferido das crianças: as madeleines.

Durante seus últimos anos de vida, o café da manhã era marcado por
longas conversas e confidências. Sempre que os filhos Sean e Luca estavam em sua casa, todos se reuniam na cozinha para esse momento. O filho Luca lembra que sua mãe descia do quarto usando um robe e preparava madeleines para todos.

“Na cozinha tínhamos um canto com uma mesa, e ele sempre foi o lugar onde ela gostava de reviver suas memórias mais emocionais da juventude ou dos tempos em que se apaixonou por meu pai […] Em muitas famílias, o café da manhã, almoço e jantar representam momentos para você trocar ideias, contar fofocas e comentar as notícias. Para minha mãe, e nossa família, era muito importante essa reunião em torno da mesa, especialmente quando já éramos mais crescido e não vivíamos todos na mesma casa”, conta Luca em seu livro Audrey at Home.

Agradecimentos:
Atelier Hideko Honma
Phiroza Gastronomia

Madeleines
O famoso bolinho francês. Doce, fresco, saboroso.
Avalie este Receita
Imprimir
Tempo de Preparo
15 min
Tempo de Preparo
15 min
Ingredientes
  1. 3 ovos médios - 3
  2. Açúcar refinado - 80g
  3. Mel - 1 colher de sopa
  4. Farinha de trigo - 80g e um pouco mais para polvilhar as forminhas
  5. Farinha de amêndoas - 40g
  6. Manteiga sem sal - 75g e um pouco mais para untar as forminhas
  7. Raspas de um limão siciliano (se não tiver, pode usar o taiti)
  8. Fermento químico - 5g (uma colher de chá)
  9. Fava de baunilha – ½ de uma fava (se quiser, pode usar uma essência de baunilha de boa qualidade)
Instruções
  1. Derreta a manteiga em fogo baixo e reserve para esfriar um pouco.
  2. Raspe a casca do limão, cuidando para não raspar a parte branca, pois ficará amargo.
  3. Em uma outra tigela, bata os ovos e o açúcar usando um fouet, até obter uma mistura espumosa e homogênea. Adicione a farinha e o fermento (ambos peneirados), mexendo sempre.
  4. Despeje a manteiga devagar (para evitar deixar cair o soro de leite). Por fim, adicione as raspas de limão e misture bem.
  5. Feito isso, tampe a tigela ou o bowl com filme plástico e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 1 hora. Eu deixo as minhas por 2 horas.
  6. Passado esse tempo, pré-aqueça o forno a 180°C
  7. Unte as forminhas de Madeleine com uma pincelada de manteiga e farinha de trigo.
  8. Usando um saco de confeiteiro, ou uma colher, preencha cada forminha
  9. com mais ou menos 2/3 da massa.
  10. Leve ao forno por 10-15 minutos (isso depende do seu forno e a melhor maneira de conferir se estão prontos é certificar-se que as madeleines estão bem douradas. Além de se basear pelo visual, é sempre bom fazer o teste do palito conferindo se o centro do bolinho está bem sequinho.
  11. Desenforme e sirva. O ideal é consumir as madeleines ainda quentinhas.
Anotações
  1. Esta não é a receita original do livro Audrey at Home. Adaptei usando como referencia a receita do chef Gordon Ramsay e dei um toque especial usando a baunilha.
  2. Também costumo caprichar nas raspas de limão siciliano e, além de colocar na massa, sempre guardo um pouco para polvilhar sobre os bolinhos antes de servir.
Adapted from Esther Rocha
Adaptado por Esther Rocha
Vamos Falar de Comida! http://vamosfalardecomida.com.br/
  • edileni rambaldi

    Sou sua fã. Te assisto sempre no TIO RONI rs. …adoro Madeleine. .apesar de ser cozinheira formada pelo Senac ,ainda não executei a receita até agora. Mas essa vou fazer! Seguramente ficará boa! Abraço.

    • Faça sim Edilene… é muito fácil, tipo de receita que vc acorda meia hora mais cedo e faz pro café da manhã… além de gostosa, eu acho super elegante… bj