Testei a receita do bolo preferido de Elvis Presley. Será que é bom?

No fim da tarde desta sexta-feira de emenda de feriado, estava à toa em casa e resolvi relembrar uma receitinha simples que guarda há anos. Um bolo caseiro a base de manteiga, que era o preferido de Elvis Presley.

Elvis conheceu este bolo graças a sua amiga de infância Janelle McComb, escritora, poeta e presidente de seu fã clube oficial. Ela sempre vazia essa receita para agradar o astro. A amizade com Janelle começou quando ele anda era um garoto e corria de macacãozinho pelas ruas da sua cidade natal, Tupelo, no Missisipi. Mesmo depois de ficar famosos, essa amiga sempre esteve por perto e esteve com ele em Graceland, um dia antes de sua morte.

Encontrei a receita no livro Graceland’s Table: Recipes and Meal Memories Fit for the King of Rock and Roll, publicado pela Elvis Presley Enterprises, empresa que administra os produtos oficiais do rei do rock. O livro vale pela curiosidade, mas as receitas estão longe de ser magnificas. Outra grande falha é não trazer fotos dos pratos.

São 185 receitas divididas em seções como aperitivos, alimentos & bebidas, pães & alimentos, saladas, carnes, aves & frutos do mar, sopas & ensopados e sobremesas. O espaço dedicado às sobremesas é de longe o maior e traz vários doces que Elvis amava, entre eles um bolo de chocolate batizado de Too Much, torta de banana, torta de manteiga de amendoim e brownies , entre outras.

Como bom americano, Elvis nunca se preocupou em manter uma alimentação sadia. Prova disso é que ele morreu pesando 126 kgs, adquiridos graças a hábitos alimentares completamente absurdos.

Há quem garanta que, todas as manhãs, ele comia um omelete com seis ovos, batatas douradas e 20 fatias de bacon. E o consumo de gordura não parava por ai. No jantar ele encarava uma porção quadrupla de purê de batatas com molho de carne e mais bacon. Seu sanduíche preferido era feito com manteiga de amendoim e banana usado como recheio de duas fatias de pão tostados numa frigideira quente, com gordura de bacon. Deus me proteja!!!

Um bolinho caseiro é perfeito pra hora do café da tarde mas, sinceramente, eu não que este aqui seja grande coisa. A massa até fica fofa, mas ao contrário do que algumas pessoas pregam, não é nada leve. Adoro Elvis, mas em matéria de comida, definitivamente não temos o mesmo gosto. De todo jeito, aqui vai a receita.

O bolo preferido de Elvis Presley
Serves 8
Ele conheceu esta receita graças a sua amiga de infância, que virou presidente do seu fã clube.
Avalie este Receita
Imprimir
Tempo de Preparo
30 min
Tempo Total
1 hr 40 min
Tempo de Preparo
30 min
Tempo Total
1 hr 40 min
Ingredientes
  1. 360g de farinha de trigo peneirada duas vezes
  2. ¾ colher (chá) de sal
  3. 226g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  4. 600g de açúcar
  5. 7 ovos grandes em temperatura ambiente
  6. 1 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  7. 240ml de creme de leite fresco (os americanos dizem *heavy cream)
  8. açúcar de confeiteiro para polvilhar
Instruções
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Unte e enfarinhe uma forma
  3. Bata a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal em velocidade média-alta, até que se transforme em uma massa clara e fofa. Esse procedimento demora cerca de 6 minutos.
  4. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem sempre que colocar mais um ovo. A massa deverá ficar bem homogênea.
  5. Adicione metade da farinha e siga batendo. Em seguida adicione o creme de leite, e para terminar, o restante da farinha.
  6. Aumente a velocidade da batedeira para alta, e deixe batendo até a massa ficar bem homogênea. Esse processo leva cerca de 5 minutos (o segredo para a massa ficar macia é respeitar esse tempo na batedeira).
  7. Unte a forma com manteiga e farinha (Eu usei uma forma de bolo com 24 cm de diâmetro, daquelas que tem um buraco no meio).
  8. Leve ao forno que já estará aquecido e deixe assar por 1h15 ou até estar completamente assado. Esse tempo pode variar dependendo do seu forno.
  9. Deixe esfriar por 30 minutos e, em seguida, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.
  10. Eu fiz uma calda de laranja com açúcar de confeiteiro para jogar sobre o bolo.
Sobre o Heavy cream
  1. Você encontrar muitas receitas pedindo para usar heavy cream. Ele é muito comum nos Estados Unidos e é bom saber do que se trata.
  2. Heavy cream é parecido com o creme de leite, só que ele tem um pouco mais de gordura, geralmente entre 36% e 40%. As marcas que eu uso - Balkis e Atilatte- têm 35% de gordura, ou seja, não é preciso enlouquecer procurando o tal do heavy cream.
Vamos Falar de Comida! http://vamosfalardecomida.com.br/

Comments are closed.