Na tv: Príncipe das especiarias te leva para uma viagem pela Índia gourmet

“Uma sinfonia de sabores que alimenta os sentidos é como a bela música que alimenta a alma.”,
Reza Mahammad.

TV: Príncipe das especiarias te leva para uma viagem pela Índia gourmetEu amo comida indiana! Se você concorda comigo e tem a cabo o Food Network Brasil (na Sky é canal 292) , não deve perder a estreia que acontece na noite desta sexta-feira, 6 de novembro. Reza: Spice Prince of India é uma série que mistura gastronomia e turismo focado da gastronomia oriental.

Apresentado por Reza Mahammad, a primeira temporada do programa vai mostrar os grandiosos palácios da Índia, a cultura fascinante do país e todos os lados e estilos de sua variada e aromática gastronomia. O cara é bem divertido e parece ter muitas coisas boas pra mostrar.

Nesta série, o chef Reza faz uma viagem de sonhos aos lares da realeza indiana, onde vive experiências fascinantes, conta histórias da culinária e mostra os suntuosos banquetes da realeza.

O episódio de estreia tem como cenário Jaipur, a famosa cidade rosa que é a capital do estado de Rajastão. Famosa pelo transito caótico dos auto-rickshawe das bicicletas-táxi, Jaipur também encanta pela presença dos mercadores de rua que têm um estratégia infalível para vender seus produtos: o sorriso, a simpatia e a capacidade de fazer muito barulho.

Nesse lugar tipicamente indiano, o chef Reza vai provar um prato chamado Lal Maas, preparado por um master chef do deslumbrante Palácio Rambagh (vídeo abaixo). A comida do agitado mercado de rua também terá seu espaço. Entre os pratos preparados nesse primeiro episódio estão um cordeiro ao curry do Rajastão, chamuças de caranguejo com coco e bolinhos de batata-doce.

Pra quem não sabe, vale contar que o Palácio Rambagh foi construído em 1835 e durante muitos anos serviu de residência da realeza indiana. Em 1956, depois de servir como lar da família real de Jaipur, o lugar foi transformado em um resort de luxo, famoso por receber convidados ilustres como príncipe Charles e Jacqueline Kennedy, entre muitos outros.

Quem é esse chef?

Reza: Spice Prince of India Reza é filho de indianos, mas nasceu no Reino Unido, mas foi criado com base na cultura e preceitos indianos. “Isto proporcionou uma boa educação britânica e a possibilidade de aprender inglês, que falo com um sotaque do meu país, além de falar hindi com um sotaque Inglês. Vivi dividido entre esses dois mundos”, conta.

Em 1991, aos 16 anos, após a morte de seu pai, Reza foi obrigado a deixar de lado seus sonhos de estudar arte ou música, para assumir o comando do negócio da família, o restaurante The Star of India, um lugar tradicional de Londres, inaugurado em por seu pai, Sheikh Mahammad, um dos primeiros grandes chefs indianos a chegar no Reino Unido e, em 1922 foi um dos fundadores do Veeraswamy, o restaurante indiano mais antigo do país.

Dono de uma personalidade arrojada e corajosa, Reza transformou completamente restaurante, tanto em relação ao menu oferecido, que deixou de ser tão tradicional, como na decoração, que hoje exibe um misto de influências, definidas por ele como um passeio que vai de “Zefirelli à Capela Sistina”.

“Gosto de experimentar alimentos de todo o mundo, misturando elementos e ingredientes que proporcionam uma nova dimensão para um tradicional prato indiano. Faço questão de sempre dar meu toque pessoal à comida” explica o chef.

Graças a suas inovações, e também ao fascínio que a culinária indiana desperta em pessoas dos mais variados estilos, o The Star passou a ser frequentado por gente famosa e descolada. Não demorou para um diretor de tv aparecer com a ideia de fazer um programa de culinária. Pronto, o primeiro passo foi dado!

A lista de famosos que se transformaram em frequentadores habituais do restaurante de Reza, traz os nomes de gente como Daniel Day Lewis, Hugh Grant, e Robert Downey Junior.

Além de comandar seu suntuoso restaurante e atuar como estrela de tv, Reza Mahammad já escreveu dois livros , Rice, Spice and All Things Nice (2006) e Reza’s Indian Spice (2012) . Ele também viaja o mundo comandando workshops sobre comida indiana (vídeo abaixo)

Reza: Spice Prince of India – Food Network Brasil
Estreia: sexta-feira, 6 de novembro – 20h
Fotos: Food Network/Divulgação e reprodução

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comments

comments