O espetáculo Salute to Sinatra, com o cantor britânico Louis Hoover está no Brasil para uma temporada em homenagem ao centenário do cantor. Segundo a crítica especializada, Hoover é o “O Sinatra do Novo Milênio” e ele chega ao Brasil trazido pelo querido empresário Manoel Poladiam.
Por conta disso, revolvi rever nosso menu Sinatra, uma viagem gastronômica pelo universo desse mestre da voz.Nem preciso dizer que ouvir Sinatra é uma viagem, mas o assunto aqui não é a sua música. Fui pesquisar os gostos gastronômicos do cantor e entendi rapidinho que o cara também esbanjava requinte à mesa. Sabia comer do bom, tinha paladar aguçado e gostava de conhecer coisas novas.
Ele era conhecido como A Voz, ou Olhos Azuis. Dono de um timbre inigualável, Frank Sinatra tinha um jeito especial de cantar, e conseguia transformar as letras de suas canções em declarações pessoais. Bonito e elegante, ele ficou marcado por seu estilo único que era um misto de beleza, charme e rebeldia.
Ouvir Sinatra é uma viagem, mas o assunto aqui não é a sua música. Fui pesquisar os gostos gastronômicos do cantor e entendi rapidinho que o cara também esbanjava requinte à mesa. Sabia comer do bom, tinha paladar aguçado e gostava de conhecer coisas novas.
Frank Sinatra arrasava quando o assunto era comer e beber bem. Muitos afirmam que ele ajudou a moldar o que a América comeu, apresentando alimentos que, num primeiro momento, poderiam parecer um tanto exóticos para o resto do país.
Menu Sinatra
Berinjela parmigiana feita pela mãe, esse era um de suas receitas preferidos. Fazia questão de ressaltar que o prato deveria ir ao forno com parmesão ralado e queijo mussarela. A beringela deve ser servida imediatamente após sair do forno para que não perca a textura suave e macia. Era desse jeitinho que Frank gostava.
Embora amasse as receitas da mãe, o pai também deixou seu legado na cozinha. A especialidade de Antonino Martino Sinatra era o filé de vitelo a milanesa, uma preparação refinada, que não é difícil de fazer, mas é preciso ficar atento à alguns segredinhos.
Pra ficar do jeito que ele gostava, o filé precisa ser batido com um martelo, pra ficar fininho. Antes de fritar, empaná-lo em uma mistura de farinha de rosca com Parmigiano Reggiano. Logo mais você vai perceber que incrementamos um pouquinho nossa receita, empanando o vitelo na mollica di Pane.
Para realizar três das receitas preferidas de Sinatra contei com a consultoria do Phiroza Gastronomia. Os chefs Rosny Gerdes Filho e André Valobra passaram uma noite de sábado em minha casa e, juntos, preparamos os pratos… e depois comemos tudo, é claro. Você vai perceber que é possível comer como um notável, em sua própria casa.
Leia + : Patsy, o reduto de Sinatra em Nova York
Na hora da sobremesa, Sinatra devorava a torta das irmãs Rosen
O molho da mãe de Sinatra
Cozinhando na TV, no ritmo de Sinatra
Frank Sinatra: E pra beber, o que vai?
Um restaurante em Vegas, dedicado a Frank Sinatra